quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hoje é dia de Marca

Este ano, o desafio é criar uma marca. O professor Frederico d'Orey pediu para pensarmos numa necessidade não satisfeita; alguma coisa que achássemos que fizesse falta e não estivesse explorada. Andámos umas duas semanas a discutir o que seria, o que não seria. Pelo meio outros projectos e testes para fazer, o ritmo de cruzeiro do trabalho na GC, o tempo a passar...

E um dia, numa conversa sobre comida, e ir buscar comida ao Vasco da Gama para comer no trabalho e andar para lá e para cá, ou almoçar no VG porque a comida do refeitório era uma...bem, não era boa, fez-se luz!

Temos imensa comida ao nosso dispor, mas não temos comida saudável, não temos refeições equilibradas, com ingredientes frescos, com utilização de alimentos funcionais, que nos proporcionem os nutrientes de que precisamos para sermos saudáveis. E se alguém nos proporcionasse essas refeições e as fizesse chegar até nós? …Foi por aqui que começámos a desenvolver a nossa ideia.

A marca tem de despertar interesse no consumidor, de tal modo que este concretize a compra e volte a repeti-la. É uma forma de comunicarmos com o nosso público-alvo, de gerir ligações afectivas e benefícios emocionais.

Para atingirmos o nosso objectivo, fizemos uma análise estratégica da marca usando o modelo de Aacker, envolvendo os Clientes, a Concorrência e uma Auto-análise. Verificamos tendências de consumo, a importância da alimentação na qualidade de vida das pessoas, o movimento Slow Food, o aumento da procura de refeições saudáveis versus o tempo curto que temos para as preparar.

Preocupámo-nos com as motivações para o consumo. Foi um trabalho de investigação aliciante. A verdade é que se comermos de forma equilibrada, escusamos de pensar em dietas e podemos mesmo prevenir algumas doenças. Tendo em conta o que se gasta em cuidados de saúde com a obesidade e as suas consequências, se o próximo governo apostasse na Educação Alimentar nas escolas seria um investimento vantajoso no futuro da nação. Mas isso é tema para outro post.



E é hoje que apresentamos o nosso conceito, a nossa marca. Ficou tão bonito e tenho tanto orgulho da marca que criámos. A apresentação está muito boa, a Rose tem um sentido estético fabuloso. Eu e o Nuno é mais texto e análise, os três complementamo-nos. A expectativa que tenho sobre este trabalho é tão alta que tenho medo de ficar decepcionada se o professor não partilhar do nosso entusiasmo. Talvez estejamos a ser demasiado ambiciosos.De qualquer modo vale pelo processo de aprendizagem, pelo conhecimento ganho.

No ano passado quando tivemos de pensar num evento para lançar o LG Prada II e idealizá-lo do início ao fim foi uma dor de cabeça, mas todo o trabalho que tivemos valeu a pena, rendeu um 17. Foi uma sensação de Missão Cumprida! Valeram a pena as noites mal dormidas, as horas de almoço encurtadas, os fins-de-semana só a sentir o cheiro do mar...Foi preciso força de vontade, capacidade de trabalho e um espírito de entreajuda muito grande. Nessa altura eramos eu e a Rose, uma a incentivar a outra nos momentos de maior fraqueza. Somos uma boa equipa. Nunca vou esquecer o local mágico que escolhemos para a realização da festa VIP LG Prada II: Farol Design Hotel. Faz-me sonhar :-)

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